terça-feira, 25 de maio de 2010

Ato I - Cena 5

Duas atrizes vestem-se com roupas de mulheres nobres do século XVIII, em seu camarim, para a peça que vão apresentar.

Atriz1(em pé colocando a anágua e o espartilho): -ai, as mulheres do século dezoito sofriam com esses espartilhos.Ainda bem que não precisamos mais deles.

Atriz2 (sentada, se maquiando): -nós continuamos sofrendo como elas, minha querida! Com essa sociedade hipócrita em que nós vivemos!

Atriz1: -ih, o que houve para você estar assim revoltada?

Atriz2: -ah, liga não, eu é que ando injuriada com uns negócios aí.

Atriz1: -aconteceu alguma coisa?

Atriz2: -foi meu caso que me largou...

Atriz1: -o deputado?

Atriz2: -ele mesmo. Sabe como é, estão se aproximando as eleições e ele vai sair deputado pelo estado de Minas. Acha que o nosso caso pode ser um prato cheio para a oposição. Ainda me disse que se eu arranjasse filho, me obrigaria a abortar!

Atriz1: -nossa!

Atriz2: -pois é. Eu abortaria mesmo. Não porque ele me obrigasse, mas porque não tenho um tostão para dar de comer à criança. Iria colocar filho no mundo para passar fome? Com o pai não daria para contar... E o pior é que ele estava na missa outro dia, comungou e até tomou a benção do bispo!

Atriz1: -ah, não diga uma coisa dessas, aborto é pecado!

Atriz2: -ih, minha filha, deixa disso! Isso de gravidez ser dádiva divina é balela! As pessoas têm um encontro íntimo para ter filho, sabia? Fazem sexo! E isso não tem nada de divino! É apenas algo natural, um dispositivo que a Natureza criou para perpetuar a espécie!

Atriz1: -você não precisa me explicar como se faz para ter filho, viu? Eu sei muito bem! A Natureza é coisa de Deus, foi Ele quem criou!

Atriz2: -pode até ser, mas isso de que é proibido tal e qual coisa, não foi Ele que criou, não! Tem muita gente aí dizendo o que Deus quer e o que não quer! Como é que sabem? Por que Deus fala com eles e não fala comigo? 

Atriz1: -está escrito na Bíblia!

Atriz2 (rindo): -minha querida, a Bíblia foi escrita há centenas de anos! Você acha mesmo que esse livro, depois de tanto tempo, não sofreu alguma modificação? Você entende a língua da Bíblia para saber o que está escrito lá no original? Mataram gente pra caramba por causa de religião! E são justamente esses que vão lá beijar a mão do bispo, deixando para trás mulheres como eu!

Atriz1: -você há de convir que a religião serve de regra para muita gente. E, no início, a força da lei vinha dela. Imagina só o que seria sem religião? Sem o medo do julgamento de Deus? Você lembra do Amintas, aquele que caía de bêbado pelas esquinas? Pois é, outro dia ele apareceu todo arrumado, bem diferente do que era, com outra cara. Ele se converteu e se tornou um novo homem! O que você me diz?

Atriz2: -tudo bem, isso eu reconheço. Eu não reconheço homens como o deputado que se dizem tão católicos, mas à tarde vão bater cabeça na macumba, pedindo para as entidades fecharem o corpo! Tinha um medo danado dos desafetos! A religião é boa por diversos fatores, mas não deveria dar pitaco em política! Quando essas duas se misturam, viram o Diabo!

Atriz1: -e o que o Diabo tem a ver com isso?

Atriz2: -tem que uma coisa não deveria se misturar com a outra! O que vale dos preceitos religiosos ninguém cumpre! Todas as pessoas julgam seu próximo e não olham para si. Tudo bem, que julguem! Eu julgo também, todo mundo julga! Agora, as pessoas deveriam assumir seus erros, suas fraquezas, reconhecer que julgam a despeito de serem podres por dentro! O deputado levou a filhinha dele em uma clínica clandestina para tirar um filho... A garota, com dezessete anos, havia engravidado do filho de um empregado! Precisava ver o desespero dele! E aí eu pergunto: por que não legalizam logo essa droga de aborto? Deus não tem nada com isso... Fico imaginando, com tanto problema no mundo... Enfim...

Atriz1: -você pode me ajudar com esse espartilho?

Atriz2: -claro! (levanta-se e vai ajudar a amiga) É tanta pressão (apertanto o espartilho) que uma hora a gente sufoca (apertando muito), mais e mais e parece que vai explodir!

Atriz1: -calma, assim você me deixa sem ar!

Ouve-se o sinal anunciando que faltam cinco minutos para a apresentação.

Atriz1: -depressa, me ajuda com essa roupa!

Atriz2: -tenho certeza que será uma belíssima representação!

Fim da Cena 5

Nenhum comentário: